NILTON BATATA Ex-ponta-direita do Santos

Gênios da bola

NILTON BATATA Ex-ponta-direita do Santos


Nilton Pinheiro da Silva, o Nilton Batata, ponta-direita campeão paulista pelo Santos em 78, mora em Chicago, Illinois, Estados Unidos, onde é diretor das categorias de base do Chicago Soccers. Ele reside na América do Norte desde 1983.

Nascido em 05 de novembro de 1954 em Londrina, no norte do Paraná, Nilton Batata atuou no ótimo time dos "Meninos da Vila" de Chico Formiga em 1978,
Como jogador, ele também atuou pelo Atlético Paranaense, no futebol mexicano e foi convocado algumas vezes para defender a Seleção Brasileira.

O primeiro técnico a convocar Batata para a Seleção foi o saudoso Cláudio Coutinho. E em sua estreia com a amarelinha, no Maracanã, o ponta foi muito bem e fez até gol.

Nilton Batata disputou a Copa América de 1979 e participou de dois jogos pela seleção brasileira, sendo(uma vitória e uma derrota.
EM 13 DE OUTUBRO DE 2017, NA COLUNA DO FRAGA NO R7 (ASSINADA POR FÁBIO MAZZITELLI), DESTAQUE PARA NILTON BATATA. O TEXTO ESTÁ ABAIXO, NA ÍNTEGRA:
Craque do Santos e da seleção brasileira vira comentarista de futebol americano na Amazon
Nilton Batata foi um dos pontas mais habilidosos do final dos anos 1970 no Brasil. Campeão paulista pelo Santos em 1978, na geração que fez surgir a expressão "Meninos da Vila", vestiu a seleção brasileira em 1979 ao lado de Cerezo, Falcão, Sócrates e Zico, no início da formação que deixaria o mundo boquiaberto na Copa de 1982.

Aposentado dos campos desde o final dos anos 1980, e morando nos Estados Unidos desde então, Nilton Batata acaba de ser apresentado como um dos integrantes da equipe da Amazon Prime Video nas transmissões das partidas da NFL, a liga nacional de futebol americano.




O ex-santista é comentarista das transmissões em português do serviço de streaming da Amazon (no estilo da Netflix, só que ao vivo). A Amazon transmite futebol americano para os seus assinantes todas as quinta-feiras à noite.

Nilton Batata, hoje com 62 anos, é apresentado aos assinantes da Amazon como um comentarista tarimbado em futebol americano, com experiência na ESPN americana, e uma breve menção à sua carreira como futebolista brasileiro.

Após transferir-se do Santos para o México em 1980, Nilton Batata encerrou a carreira no final daquela década nos Estados Unidos, onde fixou residência, formou família e chegou a dar aulas de "soccer" em escolinhas --seu filho, Nico, chegou a almejar jogar futebol profissionalmente na terra do Tio Sam nos anos 1990.

Veja um gol de Nilton Batata pela seleção brasileira, em 1979, em uma goleada de 5 a 1 sobre o Uruguai no Maracanã.



O técnico Urubatão orienta Nilton Batata



Da esquerda para a direita, Nilton Batata, Nélson Borges, Pelé e jogador não identificado. Foto enviada por Luís Carlos Ferreira



Em 1978 e em 2010



À época, Nilton Batata trabalhava como cartola de um time norte-americano



Na imagem, Nilton Batata e Everaldo aparecem disputando a jogada



Veja o Peixe entrando em campo, no Pacaembu, em 1978, ano em que sagrou-se campeão paulista. Da esquerda para a direita: Ailton Lira, João Paulo, Gilberto Sorriso, Nelsinho, Marola, Juari, Neto, Pita, Nilton Batata, Marcio, Dema e Clodoaldo.



Em pé, da esquerda para a direita: Ricardo Romeira (argentino frangueiro), Léo, Fernando, Neto, Ailton Silva e Carlos Roberto. Agachados: Nilton Batata, Toinzinho, Totonho, Ailton Lira e Bozó.



Além de Urubatão, podemos ver: Babá (de frente e camisa azul); Bianchi (de frente e camisa branca); ao lado de Bianchi aparece uma parte do rosto de Nilton Batata; e ao lado dele, com cabelo "black power", está o zagueiro Neto. A foto é de José Pinto, da Revista Placar.



Na reprodução acima você vê como está o grande Nilton Batata, diretor técnico do "Socker FC" de Chicago



Em pé. Nelsinho. Marcio. Marolla. Joãozinho. Wasghington e Miro. Agachados. Nilton Batata. Toninho Vieira. Claudinho. Pita e João Paulo. Esse time foi vice-campeão paulista



Nilton Batata foi chamado por Cláudio Coutinho para vestir a "amarelinha"



Batata está na história do Santos



Santos, campeão paulista de 78. Em pé: Gilberto Sorriso, Flávio, Antônio Carlos, Zé Carlos, Joãozinho e Nelsinho Batista. Agachados: Nilton Batata, Toninho Vieira, Juari, Rubens Feijão e João Paulo



Sempre nos finais de ano, amigos da Baixada Santista se reuniam para bater uma bola e relembrar histórias do passado nos gramados. O evento era organizado pelo ex-goleiro Maurinho, da Portuguesa Santista, e chegou a contar em algumas ocasiões com o Rei Pelé. Nesta foto, da esquerda para a direita, estão Miguel (Portuguesa Santista), Lima (Santos), Marcos (Santista), Nilton Batata (Santos), Juary (Santos), João Paulo (Santos), Otávio (Portuguesa Santista) e o massagista Rodiney; agachados o goleiro Maurinho (Santista), João Carlos (Portuguesa Santista e Palmeiras), Pelé (Santos), Jovenil (Santista), um torcedor não indentificado e Zé Carlos (Santos)



Veja o time do Santos que iniciou a temporada de 1977 - Em pé: Cidinho, Wilson, Marçal, Aílton Lira, Bianqui, Cláudio, Neto, Ricardo, Fernando, Tostão, Léo, Totonho, Clodoaldo, Nilton Batata e Urubatão. Agachados: Beraldo, Fausto, Tuca, Aílton Silva, Admundo, Carlos Roberto, Reinaldo, Babá, Alceu, Toinzinho e Juary



Em pé: Gilberto Sorriso, Vitor, Joãozinho, Neto, Clodoaldo e Nelsinho (o Nelsinho Baptista). Agachados: Nilton Batata, Ailton Lira, Juary, Pita e João Paulo







Em pé: Marinho, Gérson Andreoti, Alfredo, Altevir, Ladinho e Gilberto. Agachados: massagista Toninho, Nilton Batata, Rotta, Evans, Tião Marçal e Nenê



Ronaldo Giovanelli, Nilton Batata, Everton e Edilson durante o 3º Tempo da Band em 28 de julho de 2019



Santos campeão do primeiro turno do Campeonato Paulista em 1980. Em pé: Nelsinho Baptista, Márcio Rossini, Marolla, Joãozinho, Washington e Miro. Agachados: Nilton Batata, Toninho Vieira, Claudinho, Pita e João Paulo. A foto é da Revista Placar



Da esquerda para direita estão: Joãozinho, Neto, Vitor, Juary, Nelsinho Baptista, Gilberto Sorriso, Ailton Lira, Pita, João Paulo, Nilton Batata e Clodoaldo. O que chama a atenção na foto é a presença do então repórter de campo Fausto Silva, o Faustão. Foto: José Carlos Gomes



Nilton Batata e Clodoaldo posam com mascote do Clube Esportivo Paysandu em 1979. O clube de Brusque-SC inaugurava seu sistema de iluminação. Foto: ASSOPHIS (Associação dos Pesquisadores e Historiadores do Santos F.C)



Em pé: Ernani, (goleiro?), Fernando Narigudo, Gilberto, Cassiá e Nelsinho Baptista. Agachado: Nilton Batata, Feijão, Juary, Toninho Vieira e João Paulo.



Juary e sua marca registrada ao comemorar seus gols, girando ao redor da bandeirinha de escanteio. João Paulo (11) e Nilton Batata (7) correm para abraçar o centroavante santista no Morumbi, em 1978. Foto: ASSOPHIS (Associação dos Pesquisadores e Historiadores do Santos F.C)



No Pacaembu lotado, em 1978, Nilton Batata comemora gol do Santos. Foto: ASSOPHIS (Associação dos Pesquisadores e Historiadores do Santos F.C)


Postar um comentário

0 Comentários