por Rogério Micheletti
Acácio, o Acácio Cordeiro Barreto, ex-goleiro do Vasco da Gama e da seleção brasileira, nos anos 80 e 90, hoje é treinador de goleiros e auxiliar técnico. Em 2018 assumiu a coordenação de preparação de goleiros da base do Vasco da Gama, após passagens por Botafogo (treinador de goleiros em 2002), Figueirense (comissão técnica ao lado de Paulo César Gusmão), e Juventude e Atlético Goianiense em 2009 (comissão técnica ao lado de Paulo César Gusmão) e Olaria (comissão técnica em 2012).
Acácio nasceu em Campos, no estado do Rio de Janeiro, no dia 20 de janeiro de 1959. Começou a carreira de jogador no Serrano e ganhou destaque no Vasco da Gama, onde teve a missão de substituir Mazzaropi, depois negociado com o Grêmio. Conseguiu vaga de titular depois da saída de Roberto Costa.
Jogou no time cruzmaltino até o início da década de 90 e depois se transferiu para o Tirsense, de Portugal. Foi reserva de Taffarel, junto com o flamenguista Zé Carlos, na Copa do Mundo de 90, na Itália.
O título mais importante conquistado por Acácio foi o Brasileiro de 89, sobre o São Paulo, em pleno estádio do Morumbi. Acácio valoriza especialmente este título por considerar a equipe tricolor da época um "timaço", já que contava com Raí, Ricardo Rocha, entre outros. Aliás, aquela final contra o Tricolor paulista foi uma das melhores atuações de Acácio.
Depois que encerrou sua carreira no Madureira (RJ), passou a ser treinador de goleiros e técnico. Já trabalhou em várias equipes e em 2005 começou a trabalhar no Botafogo. "Fui pé-quente como goleiro. Espero ter sorte também nesta função", fala o ex-camisa 1.
Acácio disputou sete partidas e quase barrou Taffarel às vésperas do Mundial de 1990.
Na época, o goleiro tinha a confiança do técnico Lazaroni, mas acabou perdendo a vaga de titular após sofrer quatro gols em uma partida amistosa contra a Dinamarca.
Mais de 800 minutos sem sofrer gols
Em 1988, Acácio viveu um grande momento em sua carreira profissional. Prova disso é o tempo que ficou sem sofrer gols: 879 minutos.

Antonio Lopes escalou assim sua Seleção de todos os tempos. Goleiro: Acácio; laterais: Leandro e Felipe; zagueiros: Donato e Ricardo Gomes; meias: Marcelo Mattos, Juninho e Roger; atacantes: Edmundo, Romário e Tévez. Imagem: Revista Placar

Da esquerda para a direita, em pé: Ivan, Milton Mendes, Oliveira, Nei, Donato e Acácio. Agachados: Mauricinho, Cláudio José, Silvinho, Roberto Dinamite e Rômulo. Foto enviada por Gilvannewton

Em pé da esquerda para a direita: Célio Silva, Ayupe, Zé do Carmo, Marco Aurélio e Acácio. Agachados: Mazinho, Vivinho, França, Sonny Anderson, Bismarck e Ernani.

E se você estiver de passagem pela capital sul-matogrossense, não deixe de conferir os deliciosos pratos da Casa do Peixe. Recomendamos!

O presidente do Botafogo Bebeto de Freitas e Acácio, em setembro de 2007, no restaurante Casa do Peixe, em Campo Grande (MS).

Foto do site oficial do Figueirense mostra a apresentação de Paulo César Gusmão ao clube, ao lado do ex-goleiro Acácio, integrante da sua comissão técnica

Time vascaíno campeão carioca de 1987. Em pé: Paulo Roberto, Acácio, Fernando Henrique, Mazinho e Donato. Agachados: Tita, Geovani, Roberto Dinamite, Luís Carlos e Romário.

Em 1985, surge Romário no Vasco. Em pé: Acácio, Edevaldo, Ivan, Vitor, Newmar e Paulo César. Agachados: Mauricinho, Gersinho, Roberto Dinamite, Luís Carlos e o então novato Baixinho.

Vejam o Vasco da Gama com seu uniforme número dois antes de uma partida em 1983. Em pé vemos Galvão, Orlando Fumaça, Celso, Serginho Carioca, Pedrinho e Acácio; agachados estão Dudu, Pedrinho Gaúcho, Elói, Roberto Dinamite e Almir

Elenco do Vasco da Gama de 1989. Em pé: um membro da comissão técnica, Ademar Braga, o técnico Nelsinho Rosa, Acácio, Márcio, Marco Aurélio, Quiñonez, Régis, dois jogadores não identificados, Oliveira, Ayupe, Andrade, Célio Silva, Luiz Carlos Winck, dois dirigentes e Eurico Miranda. Agachados: um outro membro da comissão técnica não identificado, Alcir Portela, Zé do Carmo, Tita, Vivinho, um jogador não identificado, Sorato, outro jogador não identificado, Boiadeiro, Mazinho, Sony Anderson, Tato, Bismarck, William e Cássio.

Em pé: Mazinho, Luiz Carlos Winck, Zé do Carmo, Quiñonés, Marco Aurélio e Acácio. Agachados: Wiilian, Sorato, Boiadeiro, Bebeto e Bismarck.

Em pé: Mazinho, Luiz Carlos Winck, Zé do Carmo, Quiñonés, Marco Aurélio e Acácio. Agachados: Wiilian, Sorato, Boiadeiro, Bebeto e Bismarck.

Dois momentos de Acácio

Na década de 1980, defendendo a meta vascaína. Foto: Divulgação



0 Comentários