por Tufano Silva
Difícil encontrar no futebol moderno um lateral-esquerdo que chegue próximo ao que jogou Roberto Carlos da Silva Rocha, o Roberto Carlos. Com uma rapidez de dar inveja a velocista e uma verdadeira "bomba" na perna esquerda, que chegou a ultrapassar os 120 km/h, o atleta colecionou títulos no Palmeiras, Real Madrid e Seleção Brasileira.
No dia 29 de maio de 2017, foi anunciado como novo técnico do South Melbourne, da Austrália.
Carreira
Nascido em Garça, cidade do interior do estado de São Paulo, no dia 10 de abril de 1973, Roberto começou sua carreira no União São João, do município de Araras-SP, com apenas 17 anos. Teve rápida passagem pelo Atlético-MG, em 1992, por empréstimo, disputando seis jogos amistosos na Espanha. Retornou ao União São João e no ano seguinte foi para o poderoso Palmeiras da "Era Parmalat".
Teve uma passagem incrível pelo Alviverde. Em 185 jogos disputados nas três temporadas em que ficou no clube, venceu 113, empatou 43, perdeu 29 e marcou 17 gols. Por lá, conquistou os Campeonatos Brasileiros de 1993 e 1994, os Campeonatos Paulistas, dos mesmos anos, além do Rio-São Paulo de 93.
Após a derrota na final do Paulista de 1995 para o Corinthians, o lateral se transferiu para a Inter de Milão-ITA, por 7 milhões de dólares. Roberto Carlos não demorou a se adaptar ao estilo do novo clube, já que o mesmo jogava com um esquema muito parecido com o do Palmeiras. Ficou apenas um ano na Itália, e em 34 jogos, marcou sete gols. Uma boa média para um lateral-esquerdo.
Em 1996, chegou ao Real Madrid, onde o jogador alcançou o ápice de seu rendimento. Ficou 11 anos no clube merengue, atuando ao lado de galácticos como Ronaldo, Zidane, Figo e Beckham. Por lá conquistou o Mundial de Clubes por duas vezes, em 1998 e 2002, a Liga dos Campeões por três vezes, em 1997-1998, 1999-2000 e 2001-2002, a UEFA Super Cup, em 2002, o Campeonato Espanhol por três oportunidades, em 2000-2001, 2002-2003 e 2006-2007, além de três Supercopas da Espanha, em 1997, 2001 e 2003.
Após uma passagem irretocável pelo Real, resolveu não renovar seu contrato em 2007, e acertou sua ida para o Fenerbahçe-TUR. Jogou no time turco ao lado dos brasileiros Alex e Deivid, e conquistou apenas um título, a Super Copa da Turquia.
No dia 4 de janeiro de 2010, prestes a completar 37 anos, o jogador foi apresentado, com muita festa no Parque São Jorge, como reforço do Corinthians para o ano de seu centenário, com um contrato válido por dois anos. No entanto, após a eliminação do Timão da Libertadores 2011, o lateral se transferiu para o futebol russo, no dia 12 de fevereiro daquele ano, para jogar no Anzhi Makhachkala.
No dia 28 de setembro de 2011, após a demissão do técnico do time russo, Roberto Carlos assumiu interinamente o comando da equipe, acumulando as funções de jogador e treinador.
No dia 1º de agosto de 2012, Roberto Carlos decidiu pendurar as chuteiras e assumir o cargo de diretor de futebol no Anzhi Makhachkala, o último clube que defendeu como profissional.
Em 2014, Roberto Carlos foi convidado pela Rede Globo para atuar como comentarista nas transmissões da Copa do Mundo do Brasil.
Seleção Brasileira
Roberto Carlos estreou com a amarelinha no dia 26 de fevereiro de 1992, em um amistoso contra os Estados Unidos, vencido pelo Brasil por 3 a 0. Ao total, foram 106 jogos, com 69 vitórias, 24 empates, 13 derrotas e 8 gols.
Disputou três Copas do Mundo, conquistando o segundo lugar em 1998, na França, o título em 2002, na Coréia do Sul e Japão, e a quinta posição em 2006, na Alemanha. Nesta última, porém, o lateral ficou injustamente marcado pela torcida brasileira, já que no lance em que o atacante francês Henry marcou o gol que eliminou o Brasil, Roberto Carlos estava na entrada da área ajeitando o seu meião. O fato é que, por conta de sua baixa estatura, o jogador não era responsável pela marcação dentro da área nas jogadas de bola parada.
Além da Copa de 2002, o lateral também faturou a Copa da Amizade, em 1992, a Copa Stanley Rous/Umbro, em 1995, a Copa América por duas vezes, em 1997 e 1999 e a Copa das Confederações, em 1997.
No dia 9 de julho de 2017 o portal UOL Esporte publicou a seguinte matéria sobre a vida do ex-jogador:
Nasce a nona filha do ex-lateral Roberto Carlos
Nasceu neste domingo (9) Manuela, a nona filha do ex-lateral Roberto Carlos. No Instagram, o atual dirigente do Real Madrid postou foto com sua mulher, Marina, na saída do Hospital Ruber Internacional, na capital espanhola.
Em outra postagem no Instagram, Roberto Carlos postou foto da filha Marina no colo de Manuela, a oitava filha do ex-jogador.
A conta de nove filhos foi feita pelo próprio Roberto Carlos em entrevista à “Gazzetta dello Sport”, em 2014. Na ocasião, o ex-jogador disse não se lembrar se havia filhos com seis ou sete mulheres diferentes.
“Eu tive só duas esposas. Difíceis são as mulheres com quem eu tive filhos. Eu tenho oito de seis ou sete mães diferentes”, afirmou na época. “Eu não me lembro… Então… era uma mexicana, uma húngara, outra brasileira… Foram mais quatro… Talvez tenha sido seis, na verdade”.
Foto: Reprodução/Instagram (retirada do portal UOL)
No dia 17 de junho de 2018, Roberto Carlos participou do Terceiro Tempo da Rádio Bandeirantes analisando a estreia do Brasil na Copa da Rússia:
No player abaixo, ouça as participações de Cafu e de Roberto Carlos no “Domingo Esportivo”, da Rádio Bandeirantes, no dia 1º de abril de 2018:
No dia 09 de junho de 2019, Roberto Carlos participou do Domingo Esportivo Bandeirantes. Confira a íntegra da entrevista:
No dia 07 de julho de 2019, Roberto Carlos participou, ao lado de Denílson Show, do Domingo Esportivo Bandeirantes. Ouça a íntegra da entrevista:
No dia 12 de outubro de 2020, Roberto Carlos participou do "Domingo Esportivo Bandeirantes" e falou sobre a situtação da Espanha durante a pandemia do novo coronavírus:
No dia 08 de agosto de 2021, Denílson de Oliveira Araújo, o Denílson Show (ex-atacante do São Paulo FC, Bétis, Seleção Brasileira e hoje apresentador), e Roberto Carlos da Silva Rocha, o Roberto Carlos (ex-lateral pentacampeão e técnico), participaram do "Domingo Esportivo" da Rádio Bandeirantes:

Tonhão e Roberto Carlos comemoram gol do Palmeiras na final do Paulista de 93. Crédito da foto: Fernando Santos/Folhapress, via POrtal UOL.


Roberto Carlos e Ronaldo recebem instruções de Adilson Batista. Foto: UOL

Roberto Carlos, sócio de Eduardo Bassani na equipe RC3 Bassani Racing da Stock Car, contando com o apoio da multinacional malaia de petróleo e gás, apresentou seu carro para a temporada de 2013 no dia 31 de janeiro de 2013. Foto: Divulgação

Jogadores campeões da Libertadores de 99 pelo Palmeiras e campeões da Copa de 2002 antes do amistoso de despedida de Marcos, em 11-12-12. Na foto, da esquerda para a direita: Agnaldo, Asprilla, César Sampaio, Marcos, o segundo depois é Carlos Pracidelli, (...) César Maluco, Leivinha e Dida, o último em pé. Agachados estão Adãozinho, Euller, Beletti, Alex, Ronaldo, Rivaldo, Denílson, (...) Roberto Carlos e Juninho Paulista. Foto: Leonardo Soares/UOL Esporte

Time do Brasil posa para foto em amistoso contra a Alemanha antes da Copa de 1998; Dunga, capitão, é o primeiro agachado da direita para esquerda em um time que contava com Aldair, Taffarel, Cesar Sampaio, Baiano, Cafu e Rivaldo (em pé da esquerda para direita); Roberto Carlos, Ronaldo, Denilson e Romário. Foto UOL

Time do Brasil posa para foto em amistoso contra a Alemanha antes da Copa de 1998; Dunga, capitão, é o primeiro agachado da direita para esquerda em um time que contava com Aldair, Taffarel, Cesar Sampaio, Baiano, Cafu e Rivaldo (em pé da esquerda para direita); Roberto Carlos, Ronaldo, Denilson e Romário. Foto UOL

Da esquerda para a direita: Rivaldo (com metade do corpo aparecendo), Juninho, Amaral, Roberto Carlos e Flávio Conceição. Foto: UOL

Sentados do lado esquerdo, aparecem Juninho e Roberto Carlos. Do lado direito, estão Rivaldo, Amaral e Luizão. Foto: UOL

Felipão discute com Nélson, do Vasco, durante o primeiro jogo da final do Campeonato Brasileiro de 1997, no Morumbi, com o lateral Júnior (6) por perto; treinador acabou expulso. Crédito FSP - Otavio Dias de Oliveira/Folha Im

durante treino da Seleção Brasileira de reconhecimento no estádio Camp Nou, antes de amistoso contra selecionado catalão, em 2002. Crédito FSP - Juca Varella-17.mai.2002/Folhapress

Veja no card oficial dados da final contra o Vitória, quando Mazinho estava entre os titulares

Roberto Carlos e Denilson ao lado de Milton participando do Terceiro Tempo

O bom time do União São João de Araras-SP, em 1992. Em pé, da esquerda para a direita, o primeiro é Roberto Carlos e o terceiro é Beto Médice. Depois estão Henrique, Vinícius e Velloso. Agachados: o terceiro é César, seguido por Glauco e Éder Aleixo. Foto enviada por Gilvannewton Souza

Valdir Bigode escalou sua equipe. Goleiro: Taffarel. Laterais: Jorginho e Roberto Carlos. Zagueiros: Ricardo Rocha e Aldair. Meias: Mauro Silva, Raí e Rivaldo. Atacantes: Ronaldo, Romário e Bebeto. Foto reprodução da Revista Placar

Nas paredes do Lellis Trattoria, da Alameda Campinas, nos Jardins, existem muitos quadros com desenhos das personalidades que por lá passaram: Roberto Carlos foi o homenageado da vez. Foto: Reprodução

Veja o grupo milionário que disputou os jogos de Atlanta

Em pé estão: Sávio, Zé Elias, André Luis, Dida e Danrlei. Agachados, da esquerda para a direita: Luizão, Marcelinho Paulista, Juninho e Roberto Carlos. Do arquivo pessoal da jornalista e fã Elisandra Amâncio enviado ao repórter Chico Santo / Terceiro Tempo.

Antes da partida contra a Inglaterra, na Copa do Mundo de 2002, em pé, da esquerda para à direita: Edmílson, Lúcio, Gilberto Silva, Roque Júnior, Marcos e Cafu. Agachados, da esquerda para à direita: Ronaldinho Gaúcho, Ronaldo, Roberto Carlos, Rivaldo e Kleberson. Foto: QFL Rivaldo / Terceiro Tempo

No programa Terceiro Tempo, exibido no dia 21 de julho de 2002, estiveram presentes: em pé, da esquerda para a direita, Roberto Carlos, Milton Neves e Doutor Osmar de Oliveira. Sentados: Ramon, à esquerda, e o lateral Kleber. Foto: Portal TT

Roberto Carlos atuando pelo Anzhi Makhachkala. Foto: iG

Um 2 a 1, de virada, com 10 em campo, no bico do corvo. Foto QFL Rivaldo / Terceiro Tempo

A escalação ,do meio para frente, do Real Madrid era conhecida em qualquer canto do planeta: Em pé, da esquerda para à direita: Casillas, Helguera, Pavón, Figo, Ronaldo e Zidane. Agachados, da esquerda para à direita:Makelele, Salgado, Roberto Carlos, Raúl e Beckham. Foto: iG/AFP

Em pé, da esquerda para à direita: Taffarel, César Sampaio, Rivaldo, Aldair, Júnior Baiano e Cafú. Agachados, da esquerda para à direita: Ronaldo, Roberto Carlos, Leonardo, Bebeto e Dunga. Foto: iG

William, no dia em que assumiu o cargo no Corinthians, observado por Tite e Roberto Carlos, à direita. Foto: iG

Zancopé viu o lateral Roberto Carlos nascer para o futebol em sua linda Garça (SP). Acima, veja o ex-defensor do Real Madrid e da seleção brasileira, em 1979, como mascote do time da Fazenda São José, no estádio Frederico Platizek, antes de um jogo válido pelo campeonato amador da cidade. Ele está em frente ao se pai, Oscar. A imagem é do arquivo do historiador garcense Wanderlei "Tico" Cassola. Detalhe: Roberto Carlos, que estourou jogando pelo Palmeiras, está com a camisa do Santos FC.

Foto: Portal TT

Roberto Carlos em mais uma participação no Terceiro Tempo. Foto: Portal TT

Participando do número do mágico Issao Imamura. Foto: Portal TT

Em junho de 2005. Foto: Portal TT

Vejam o lateral quando foi ao Terceiro Tempo da Record. Foto: Portal TT

Roberto Carlos chegou ao Corinthians em janeiro de 2010. Foto: Portal TT

Na despedida do Fenerbahçe. Foto: iG/Reuters

O lateral-esquerdo atuou por dois anos no futebol turco. Foto: iG/AP

Foto: iG

Roberto Carlos com a bola nos pés. Foto: QFL Roberto Carlos / Terceiro Tempo

Os chutes de Roberto Carlos passavam dos 120 km/h. Foto: iG/AFP

Foto: iG/AP

Foto: iG/AP

O lateral jogou por 11 temporadas no Real Madrid. Foto: iG/AP

Roberto Carlos teve uma passagem vitoriosa pelo Palmeiras da "Era Parmalat". Foto: iG

Roberto Carlos e Djalminha em 2017, em Madrid, na Espanha. Foto: arquivo pessoal de Djalminha

Na década de 1970, já querendo participar, Roberto Carlos é o mascote em destaque neste time de Garça, sua cidade natal

Em 2002, no fundão de um ônibus durante a Copa do Mundo na Coréia e Japão, Belletti, Denilson e Roberto Carlos. Foto: arquivo pessoal de Belletti

Dois momentos do querido Roberto Carlos

Em 13 de julho de 2018. Foto: arquivo pessoal de Roberto Carlos

Encontro do Roberto Carlos cantor e do Roberto Carlos jogador em 20 de maio de 2019. Foto: arquivo pessoal de Roberto Carlos da Silva Rocha

Roberto Carlos curte férias com a família, em Madrid, Espanha, em julho de 2018. (Foto: Reprodução - Instagram @oficialrc3)

Em julho de 2018, Roberto Carlos posta foto em frente ao hotel The Westin Beijing Chaoyang, em Pequim, China. (Foto: Reprodução - Instagram @oficialrc3)

Roberto Carlos, embaixador do Real Madrid, posta, em julho de 2018, foto com Cristiano Ronaldo em agradecimento as 9 “grandes temporadas” do português no clube. (Foto: Reprodução - Instagram @oficialrc3)

Em abril de 2018, Roberto Carlos participa de evento na UEFA, em Genebra, Suíça. (Foto: Reprodução – Instagram @oficialrc3)

Em 10 de abril de 2018, quando Roberto Carlos completou 45 anos, Rivaldo, seu amigo de seleção brasileira, postou essa foto da Copa do Mundo de 1998 para homenagear o aniversariante. (Foto: Reprodução – Instagram @rivaldooficial)

Roberto Carlos posta foto, em abril de 2018, com homenagem que recebeu nos Restaurantes Portobello, em Madrid, Espanha. (Foto: Reprodução – Instagram @oficialrc3)

Roberto Carlos posta foto com Sérgio Ramos em 30 de março de 2018, dia em que o espanhol completou 32 anos de idade. (Foto: Reprodução – Instagram @oficialrc3)

Roberto Carlos, Usain Bolt e o goleiro Vítor Baía em evento da Hublot, em Basel, na Suíça, em março de 2018. (Foto: Reprodução – Instagram @oficialrc3)

Velloso e Roberto Carlos, então no União São João de Araras (SP), em 1992. Reprodução

Ronaldinho Gaúcho e Roberto Carlos estavam juntos na conquista do pentacampeonato da seleção brasileira, em 2002. (Foto: Reprodução Instagram)

Capa do calendário da Federação Paulista de Futebol do ano de 2018, mostrando os jogadores campeões do Paulista e da Copa do Mundo. Na primeira linha, da esquerda para a direita, veja Gylmar dos Santos Neves, Emerson Leão, Zetti, Marcos, Dida, Rogério Ceni, De Sordi, Djalma Santos, Carlos Alberto Torres, Zé Maria e Cafu. Na segunda linha, veja Belletti, Mauro Ramos, Orlando Peçanha, Jurandir, Joel Camargo, Márcio Santos, Ricardo Rocha, Ronaldão, Roque Jr., Edmilson e Leonardo. Na terceira linha, veja Júnior, Roberto Carlos, Dino Sani, Zito e Clodoaldo. Na quarta linha, veja Mauro Silva, Mazinho, Vampeta, Zequinha, Mengálvio, Gérson, Raí, Ricardinho, Juninho, Zinho e Rivaldo. Na quinta linha, veja Vavá, Coutinho, Viola, Luizão, Ronaldo, Muller, Edilson, Pepe, Edu, Denilson e Pelé.

Pedro, primeiro neto de Roberto Carlos. O ex-jogador fez esta postagem em 13 de outubro de 2017, dia do nascimento do menino. Reprodução/Instagram de Roberto Carlos

União São João em 1991. O terceiro em pé, da esquerda para a direita é Roberto Carlos. O quinto é Henrique e o último é Lino. Agachados, o terceiro é Washington. Foto: UOL

Nos anos 90, José Maria Pavan, presidente do União São João, em cerimônia ao lado do ex-lateral Roberto Carlos. Foto: UOL

Marcelo e Roberto Carlos: dois históricos laterais esquerdos do Real Madrid

Roberto Carlos com filho no colo, nos vestiários do Parque Antártica.. O lateral-esquerdo atuou no Palmeiras entre 1994 e 1995. À direita, o repórter Marcelo di Lallo
Ronaldo e Roberto Carlos, em um belo clássico espanhol. Foto: reprodução

Equipes da Globo e SporTV juntas em 18 de junho de 2014, durante a Copa do Mundo realizada no Brasil. Na ocasião, para a cobertura da partida entre Croácia e Camarões, em 18 de junho de 2014. Da esquerda para a direita: Leonardo Gaciba, Cléber Machado, Paulinho Criciúma e Roberto Carlos. Foto: arquivo pessoal de Paulinho Criciúma

Palmeiras, em 1993. Da esquerda para a direita, em pé: Mazinho, Roberto Carlos, César Sampaio, Tonhão (encoberto), Sérgio e Antônio Carlos. Agachados: Edmundo, Daniel Frasson, Evair, Edilson e Zinho. Foto: Revista oficial do Palmeiras

Roberto Carlos, em 1995, com a camisa do Palmeiras. Foto: Revista oficial do Palmeiras

No Terceiro Tempo, da Rede Record. Helô Campanholo com os craques da Seleção Brasileira de tantas Copas e brincalhões, Roberto Carlos e Denílson Show. Foto: Arquivo pessoal Helô Campanholo
Roberto Carlos em ação durante a Copa do Mundo de 1998. Foto: Reprodução
Helo Campagnolo, Mauro Silva, Milton Neves, Roberto Carlos e o produtor Geleia no Terceiro Tempo da rede Record
Roberto Carlos marcando o seu grande amigo Ronaldo, quando o fenômeno ainda jogava pelo Barcelona, em 1996.
Em 1990, Roberto Carlos iniciava sua carreira no União São João, de Araras.

Palmeiras, campeão do Rio-São Paulo em 1993. Em pé, da esquerda para a direita: Sérgio, Tonhão, Cláudio, Roberto Carlos, César Sampaio e Alexandre Rosa; Agachados: Flávio Conceição, Amaral, Maurílio, Edílson e Jean Carlo. Foto: Revista Placar

Elenco da Seleção Brasileira nas pré convocações para a Copa de 2002, muitos destes não participaram do Mundial e se sagraram campeões. Como Emerson, Zè Roberto, Antonio Carlos e Mauro Silva.

Seleção posou para a foto antes do empate contra a Itália em 3 a 3, pelo torneio da França. De pé, da esquerda para direita: Taffarel; Célio Silva; Cafu; Mauro Silva; Aldair e Roberto Carlos. Agachados, da esquerda para a direita: Romário; Dunga; Leonardo; Denílson e Ronaldo. Foto: UOL
- por Redação Terceiro Tempo - há 4 anos
Craques no 'Domingo Esportivo': ouça Cafu e Roberto Carlos
Ouça a entrevista completa
0 Comentários